Capacitação é a principal estratégia
2020 se tornou um divisor de águas para muitos setores da economia, inclusive para o turismo e hotelaria.
Estudos de mercado apontam possíveis mudanças no comportamento do consumidor de viagens, se comparado ao anterior à crise, e a tendência é haver inovações na forma como as empresas do setor atendem ao público e oferecem os serviços e produtos turísticos.
Buscar capacitação tornou-se ainda mais importante e a tecnologia tem sido uma grande aliada para os profissionais, sobretudo durante o período de quarentena. Inúmeros cursos e capacitações estão sendo oferecidos vitualmente por instituições, entidades e universidades, podendo ser realizados 100% a distância, com conteúdo adaptado.
Além disso, especialistas do setor seguem realizando debates ao vivo em plataformas digitais e redes sociais, as famosas ‘lives’, compartilhando reflexões, estudos de mercado e tendências.
Ainda que o processo de mudanças esteja em andamento e seja dinâmico, é fundamental nos mantermos atualizados sobre a nova dinâmica dos destinos turísticos e de todas as partes dessa grande cadeia produtiva, que engloba desde agroindústrias, profissionais autônomos, pequenas empresas e grandes corporações.
O centro disso tudo é o turista, o viajante, que assim como todos nós, também está se adaptando à nova realidade. É preciso estar atento a essas mudanças e, principalmente, capacitado para atendê-las (Flávia Marques Gross, Turismóloga)
A seguir, uma relação com as instituições instaladas na Região Turística do Pampa Gaúcho